Botucatu - SP


Residência SMB

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência SMB
Ano de conclusão
2019
Área bruta construída
1000m²
Localização do projeto
Botucatu
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

Trata-se de terreno lateralmente localizado à residência atual, cujo interesse é ampliar o jardim e criar novos ambientes de estar, lazer e recreação para a família.

A proposta privilegiou o uso funcional dos espaços livres do terreno, na expectativa de conseguir dar uma sensação de amplitude para a residência, sobretudo nos pontos em que a visão atualmente não está favorecida como no projeto em geral (Sala de jantar e escritório). Tal partido paisagístico deverá valorizar os elementos construídos, em especial nas áreas de estar da família, além de facilitar a conservação dos jardins, contando com um efeito ornamental diferenciado.

Dessa maneira, na porção frontal da propriedade, se procurou manter a função de acesso, com poucas intervenções paisagísticas, privilegiando o acesso e estacionamento de veículos para a nova área de lazer do anexo e da residência. A entrada é particular e distinta do acesso habitual da residência, permitindo um isolamento de usos bastante significativo. O terreno fica em cota mais elevada em relação à residência atual, por esse motivo o projeto se aproveita do desnível para trazer as soluções paisagísticas.

Entre os terrenos foram dispostas estruturas de paralelepípedos, em diversas dimensões, que formam escadarias (tanto para uso de passagem, como para função simplesmente ornamental), com a presença de água e vegetação, que acomodam a diferença de cotas de uma forma orgânica e suavizada. Logo ao deixar a projeção da edificação (residência principal), aproveitando-se o alinhamento do passeio de veículos, se localizou a nova garagem, embutida no terreno, de forma a permitir que os veículos a acessem diretamente, tendo o aproveitamento da sua laje de cobertura como parte do jardim do terreno superior.

A criação de dois patamares no terreno mais alto, permitiu dispor tanto as possíveis futuras construções que venham a ser construídas (área gourmet, suítes e apoios), quanto o jardim nivelado, o que permitirá o uso integral da propriedade.

A vegetação foi disposta de maneira bem marcada no terreno, reforçando os pontos de intervenção construída, dentro da linha de paisagismo estabelecida originalmente para a residência. Dessa maneira, o uso das pedras graníticas (paralelepípedos) se mantem, com utilização distinta e característica, de forma alinhada na composição paisagística. A intenção é manter a linha de projeto entre os terrenos quase imperceptível, mesmo com a distância 

Todas as plantas utilizadas deverão se adaptar bem aos locais de plantio. Seus aspectos ornamentais procuram dar maior visibilidade aos tons verdes, com flores presentes ao longo de todo o ano. Espera-se um efeito visual agradável, tanto de dia como pela noite.