A proposta arquitetônica apresenta horizontalidade marcante, com implantação em nível elevado e trechos em balanço, promovendo leveza à fachada. A disponibilidade de espaços livres permite uma permeabilidade entre ambiente construído e naturalizado. Na região central da residência a conexão entre arquitetura e natureza se dá tanto pelo jardim de inverno quanto pelas amplas aberturas e pela varanda prolongada que integram toda a área de lazer da residência. Neste trecho, os jardins são bem valorizados, possibilitam espaços de contemplação, integração e interação com a piscina, sauna e área gourmet, onde devem ocorrer a maior parte das atividades dinâmicas da família.
Em sua região frontal, em contraponto à horizontalidade presente na arquitetura, as esbeltas Palmeiras-de-leque-das-filipinas estabelecem a verticalidade da fachada. De maneira complementar, os conjuntos de arbustos e folhagens, compostos por Filodendrons, Fórmio, Agapantos e Crinuns, são distribuídos por meio de linhas orgânicas e níveis diferenciados, valorizando os balanços arquitetônicos, e estabelecendo o ritmo de toda a composição.
Em meio à sala de estar, cria-se um jardim tropical composto por espécies de características marcantes: a Laca-vermelha, palmeira com caule de cor vermelha muito ornamental, que ganha ainda mais destaque a partir do pano de fundo criado pelas Costelas-de-Adão, de folhagem verde escura e pela forração de Marantas-Burle-Marx, de folhagem exuberante, caracterizada por distintos tons de verde. Esse jardim proporciona uma atmosfera naturalizada para um dos principais ambientes sociais da residência e contribui com a conexão entre arquitetura e natureza.
A região posterior da propriedade recebe um jardim tropical que abraça a arquitetura e reforça a articulação entre ambiente interno e externo, criando um pano de fundo para toda a área social. A composição conta com grande variedade de cores, texturas e formas. No entorno da piscina, as Palmeiras-princesa são usadas como elementos verticais que marcam um ritmo e, associadas a um maciço de Calatéias-charuto e Heliconias, suavizam a superfície do muro. Um canteiro que se coloca entre a piscina e a sala de estar conta com diversas espécies de tons verdes e arroxeados, como o Abacaxi-roxo, a Pilea-alumínio, a Hera-roxa, Sansevierias, entre outras. Próximo à suíte master cria-se um ambiente intimista, contornado por Filodendros, e composto por uma Jabuticabeira, cercada por um banco, e a Rainha-das-árvores, de floração vermelha muito característica. Uma coleção de helicônias ambienta a lateral dos quartos enquanto suas eflorescências podem vir a ser usadas em arranjos florais para vasos por toda a casa.