Araraquara - SP


Mondrian Café
Reforma dos Jardins

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência DC
Ano de conclusão
2023
Área bruta construída
500m²
Localização do projeto
Araraquara
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

O espaço do Café Mondrian consiste em ambiente amplo com um jardim que envolve o lugar por vegetação de distintos portes, cortes e texturas. Considerando a identidade visual do estabelecimento, estreitamente ligada à arte, a presente proposta de reforma busca explorar o caráter escultórico do jardim, propondo totens de diferentes alturas para o plantio de espécies epífitas, como Chifres-de-veado, Bromélias, Philodendrons, Samambaias, dentre outras. Estas esculturas consistem em estruturas tubulares com chapas metálicas e são dispostas em frente ao muro com painel artístico, com uso de cores afeitas ao artista Pieter Cornelis Mondrian, de modo a dialogar e evidenciar o aspecto artístico e contemplativo do local.

Para facilitar o acesso aos banheiros, é criado um piso elevado com relação a área coberta de seixos. Esse elemento em chapa metálica expandida, além de permeável, contribui com a diversificação da materialidade do local, em conjunto com os novos canteiros de Espironemas, que acrescentam o tom lilás de suas florações.

Indica-se a remoção dos Abacaxis-ornamentais existentes próximos à pérgola, bem como a complementação de mudas de Pacová que rodeiam as Patas-de-elefante. No corredor lateral, onde se encontram uma sequência de árvores e algumas mudas de Lírios-da-paz, Imbês, Alpínias entre outros arbustos, desenha-se um canteiro de forma orgânica que unifica esse jardim, prevendo a adição de mudas de Costela-de-Adão lindeiras ao muro, mais mudas de Lírios-da-paz, além de uma forração de Alumínios e Helicônias no final do corredor.

Recomenda-se a reforma dos canteiros da fachada, com adensamento de mudas das espécies já existentes.