Plano de Manejo e Restauro dos Jardins da Casa de Vidro - Instituto Bardi
Foto: Cauê Martins
Nome do projeto
Plano de Manejo e Restauro dos Jardins da Casa de Vidro – Instituto Bardi
Ano de conclusão
2017
Área bruta construída
7000 m²
Localização do projeto
São Paulo
Equipe de Projeto
Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
Arq. André Graziano
Arq. Cauê Martins Silva
Arq. Luciana Bongiovanni Martins Schenk
Paisagismo
Licuri Paisagismo
CRÉDITOS ADICIONAIS
Arq. Cauê Martins Silva – Supervisor: Responsável pela compatibilização das informações de campo e os desenhos técnicos do Plano de Manejo Arbóreo;
Arq. Thiago José Neto – Supervisor: Responsável pelos trabalhos de campo, envolvendo a coordenação da equipe de cadastro, coleta de material e preparação do material técnico e gráfico para o Plano de Manejo Arbóreo;
Eng. Agr. Tais Tostes Graziano – Responsável Técnica no CREA pelo Manejo arbóreo sugerido e consultora para identificação botânica.
Arq. Fábio Araújo Rocha – Apoio de campo para cadastro e elaboração de desenhos técnicos para o Plano de Manejo Arbóreo;
Arq. D´Lucas Rodrigues – Apoio de campo para cadastro e elaboração de desenhos técnicos para o Plano de Manejo Arbóreo;
Eng. Artur Caldeira Bicalho – Apoio de campo para cadastro e coleta de material vegetal;
Vinicius Santos (Estudante de Arquitetura) – Apoio de campo para cadastro e coleta de material vegetal;
Carolina Moro (Estudante de Arquitetura) – Apoio na elaboração de desenhos técnicos.
GALERIA
DESENHOS
DESCRIÇÃO
A construção da paisagem: as edificações e o jardim
Vista a partir de 50 metros de altura em relação ao nível do telhado, a Casa de Vidro praticamente desaparece em meio à cobertura vegetal. Plantadas por Lina Bo Bardi ao longo de sua vida na casa, as árvores hoje engolem as construções, como se pode observar pela fotografia que abre esta seção. Ainda que fosse desejada a beleza dessa imersão na natureza, é clara a necessidade de se estabelecer um equilíbrio.Ponto central deste Plano de Gestão e Conservação, a relação entre as edificações e o jardim constitui a principal identidade da arquitetura da Casa de Vidro. Trata-se da construção da paisagem, desde o modo como ela é percebida a partir da casa, com variáveis graus de continuidade espacial entre interior e exterior, até os muros de arrimo que sustentam o solo onde se apoia a vegetação plantada e os pisos dos sinuosos caminhos.
O trabalho da equipe responsável pelo paisagismo foi estruturado em três abordagens:
1
Investigativa, que buscou observar e elaborar acerca do processo de cons- trução histórico e temporal dessa pai- sagem, a partir de levantamento de documentação e referências junto ao acervo do Instituto Bardi. Nessa etapa foram descobertos o conhecimento e o interesse de Lina Bo Bardi pela botâ- nica, com publicações especializadas, presentes na biblioteca, que apontam a dimensão continental da paisagem bra- sileira, em seus diversos contextos geo- gráficos. No acervo documental, des- cobriram-se as anotações para compra em viveiros de plantas, e de qualidades das ervas para a horta. Revelou-se sua atividade cotidiana de plantio de árvo- res e cuidado com seu crescimento.
2
Exploratória, que contemplou a experiência e descrição do estado atual do Jardim, levantando e especificando suas espécies, bem como as muitas qualidades presentes no lugar. Esse trabalho partiu do levantamento realizado em 2009 pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ampliando a identificação de espécies, atualizando-o e corrigindo-o. Foram localizados os conflitos da vegetação com as edificações, identificando danos já ocorridos e ameaças em potencial.
3
Propositiva, que se constitui através das proposições e do Plano de Manejo da Vegetação, revelando potencialidades percebidas a partir das informações reunidas e as adequações para futuros desenvolvimentos. Foi proposta a definição de percursos de visitação, pelos caminhos da propriedade, e da área para descarte de resíduos originários na manutenção do jardim.
Leia mais:
Acervo
Plano de gestão e conservação
A colaboração do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com o Instituto Bardi para a produção do Plano de Gestão e Conservação da Casa de Vidro, com financiamento da Fundação Getty, constitui momento especial de uma longa cooperação na forma de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Leia mais
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.