- Residências Urbanas
- Casas De Campo / Propriedades Rurais
- Indústrias / Serviços / Comércio
- Hotéis / Clubes de Lazer
- Instituições / Escolas
- Condomínios / Loteamentos
- Áreas Verdes Urbanas
- Mostras / Concursos
- Jardins Especiais
Projetos para áreas externas de residências térreas e de ambientes em apartamentos são algumas das especialidades da Licuri Paisagismo. Tais projetos podem envolver o planejamento de quintais, canteiros diversos e mesmo jardins sobre lajes (coberturas verdes) ou jardins especiais (paredes verdes ou soluções em vasos) que procuram harmonizar os espaços de viver.
A casa de campo possui uma forte relação com a sua localização. Chácaras, sítios e fazendas apresentam, em geral, áreas maiores que as de residências urbanas, com significativa permeabilidade dos terrenos. As restrições típicas dos lotes urbanos e do parcelamento de solo das cidades não se aplicam, permitindo soluções mais abrangentes, uma ampla variedade de plantas à disposição e uma infinidade de soluções e composições paisagísticas. É comum que em seus projetos estejam incluídos elementos como hortas, pomares, áreas agrícolas e espaços para pecuária, que extrapolam as necessidades corriqueiras de jardins urbanos, por isso mesmo, pressupõe um entendimento mais amplo da paisagem e de suas possibilidades.
Não só o comércio como a indústria podem ter aspectos arquitetônicos e paisagísticos que valorizem o seu espaço, transformando esses lugares em ambientes mais bonitos e agradáveis. Evidentemente não se pode esperar que tais empresas devam se preocupar excessivamente com os jardins, desviando a atenção de seu foco principal de trabalho, por este motivo, a incessante busca por baixos custos de conservação e de plantas que naturalmente estejam adaptadas aos locais de plantio, fazem a diferença nos projetos da Licuri Paisagismo, tendo alcançado bons resultados entre nossos clientes.
A presença constante de hóspedes e de associados nos espaços abertos de hotéis, pousadas e clubes de lazer promove uma frequente necessidade de boas práticas em conservação paisagística, uma vez que os jardins possuem relevância na imagem que estes visitantes fazem dos ambientes visitados. Em muitos casos, eventos e ações culturais, educativas e socioambientais, podem dar ainda maior significado/significação às suas paisagens. A valorização destes estabelecimentos através de jardins bem cuidados permite uma melhor apropriação dos espaços, dando vitalidade e diversidade aos ambientes, na medida em que amplia a oferta de opções de uso e de beleza aos visitantes, sejam associados, hóspedes ou colaboradores.
Museus, escolas, entidades e demais instituições educativas, públicas ou privadas, possuem especificidades de uso e de funções de suas áreas livres que podem e, muitas vezes, devem estar representadas também em seus jardins. No sentido de promover a paisagem como uma ferramenta educativa, cabe aos espaços de saber permitir que o patrimônio cultural e o conhecimento sejam acessíveis e constantemente reconstruídos entre os diversos frequentadores destes ambientes, sejam professores, estudantes, colaboradores ou visitantes.
Sejam novos empreendimentos residenciais ou condomínios estabelecidos. Existe grande interesse em que apresentem áreas verdes livres bonitas e bem cuidadas, que representem uma visão de paisagem alinhada com seus objetivos e que atraiam a atenção de futuros e atuais moradores e visitantes. No caso de loteamentos e condomínios horizontais, as áreas verdes representam espaços mais amplos e de grande impacto na circulação de pedestres e veículos, bem como na definição de suas praças, canteiros e ambientes de estar e de lazer. Os condomínios verticais, tendo em vista sua área térrea de escala mais contida, possuem necessidades de implantação e de manutenção bem mais específicas, em especial, otimizando as funções ornamentais e ambientais relativas à vegetação e aos espaços de lazer. Em todos estes casos, a equipe da Licuri está preparada para atender às demandas ambientais e paisagísticas dos empreendimentos, desde sua concepção até a sua conservação futura.
Os projetos de áreas públicas para recreação, mobilidade e lazer, que envolvem os canteiros de avenidas, praças e parques envolvem uma concepção ampliada da paisagem, que busca conectar as suas funções na dinâmica urbana, como retenção de águas pluviais, combate a ilhas de calor, arborização de ruas e avenidas, acessibilidade e demais aspectos de infraestrutura verde com as demandas estéticas da sociedade, mantendo os custos de conservação dos ambientes projetados e existentes dentro das capacidades técnicas e financeiras dos municípios. Cabe ressaltar a importância de soluções de custo/benefício positivo aliadas a composições ornamentais que assegurem conexão entre as pessoas além de condições de sustentabilidade para a flora e a fauna urbanas.
Concursos permitem enfrentar grandes desafios de projeto relacionados à paisagem, por permitir que a vanguarda de pensamento e de concepções estéticas e ambientais sejam levadas às mais altas esferas de aplicação. Nessas concorrências, busca-se a excelência teórica que pode vir a representar a futura aplicação prática de modelos, soluções e crenças relacionadas com o ato de projetar o espaço, seja livre ou arquitetonicamente definido. A Licuri inicia uma caminhada por mais esse campo de atuação, com a intenção de evidenciar suas concepções espaciais, ambientais e paisagísticas em concursos nacionais e internacionais.
Algumas modalidades de jardins são por nós classificados como especiais, em virtude de suas especificidades, como os jardins verticais e paredes vivas, com jardins sobre lajes ou em coberturas de edificações, jardins sensoriais e/ou educativos que contemplem plantas aromáticas, medicinais ou cujo objetivo seja despertar os sentidos humanos, muitas vezes com o intuito de permitir que pessoas com necessidades especiais possam usufruir livremente e de forma segura de jardins públicos e mesmo privados. Nessa categoria também incluímos os pequenos jardins, decorativos ou definidos em espaços reduzidos, muitas vezes criados com o emprego de vasos, peças e esculturas decorativas, iluminação especial e demais elementos que acabam por transformar locais despretensiosos em belos ambientes, independentemente de sua escala ou conformação espacial.