Clube Náutico de Araraquara

Premiações

1º Concurso Latinoamericano de Jardines

Em 2021, o “Jardim da Sauna” foi o vencedor do Primeiro Concurso Latino-americano de Jardins organizado pelo Festival Internacional de Arquitectura y Paisaje (FIPA). Segundo o júri, o projeto apresenta um desenho claro, proporcionado, rico em recursos naturais e arquitetônicos. É um reflexo claro do seu contexto natural e o reinterpreta fazendo uso excepcional da vegetação sob elementos de composição equilibrada e contundente, valendo-se de texturas, ritmo, volume e cor.

 

 

Prêmio FNA 2020 Programa Gentileza Urbana

O Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé, coordenado pelo Arquiteto Andre Graziano (sócio sênior da Licuri Paisagismo) e pelo Biólogo Rodrigo Soares Silva, instituiu as maiores e principais ações de Infraestrutura Verde na cidade de São Paulo, tendo implantado mais de 12 mil metros quadrados de Jardins de Chuva, Biovaletas, Bosques de Conservação Paulistanos, entre outras modalidades de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs). O Gentileza Urbana foi premiado em 2020 pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) pelas suas características inovadoras e de transformação na paisagem da cidade.

 

 

Biennal Internacional de Paisatge Barcelona

O projeto do Clube Náutico Araraquara foi selecionado para a 11ª Bienal Internacional de Arquitetura Paisagista de Barcelona, um dos eventos mais reconhecidos na área de divulgação e debate em intervenção paisagística do mundo. O projeto é o único representante brasileiro neste evento internacional.

 

 

Medalha Joaquim Eugênio de Lima Paisagista do Ano

Formado em Agronomia na Alemanha, Joaquim Eugênio de Lima foi uma das grandes personalidades da cidade de São Paulo no final do século XIX, tendo se destacado em ações de valorização do urbanismo e planejamento territorial, como a construção do Viaduto do Chá e, em especial, a criação da Avenida Paulista, maior símbolo da capital paulistana. A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) instituiu a Medalha Joaquim Eugênio de Lima em 1994 como uma deferência especial para agraciar os agrônomos de destaque no campo do Paisagismo brasileiro. Desde a sua criação, nomes como Hermes Moreira de Souza, Harry Lorenzi e Jorge Sakai já foram premiados. A Licuri se orgulha de poder contar com dois agraciados por essa Medalha em seus quadros: em 2016 Tais Tostes Graziano foi a condecorada e em 2020 foi a vez de Luiz Antonio Ferraz Matthes receber a premiação.