A idéia do Farol da Paisagem surgiu quando achamos conveniente atuar como uma espécie de observatório da paisagem, lançando luz sobre os assuntos que temos como interesse pessoal e que podem ampliar a atual concepção que temos sobre esse tema. Em algum momento, quem sabe, permitindo que os assuntos abordados possam auxiliar a outros interessados a encontrar caminhos profissionais através das experiências que enfrentamos percorrendo os nossos próprios ao longo do tempo em que atuamos com o tema mais antigo e circundante ao ser humano: a paisagem.
Além de ser um espaço de divulgação de notícias e informações, o Farol da Paisagem contempla algumas colunas pré-definidas, que devem ter uma categorização especial, a saber:
Plantas fantásticas (#PlantasFantásticas): Apresentando a vegetação brasileira e mundial a partir de seus aspectos estéticos e funcionais, associada com a sua utilização em projetos de paisagismo ou com seus ambientes naturais, no sentido de permitir aos leitores do Blog conhecer plantas novas e que possuem características ornamentais e/ou ecológicas diferenciadas.
Jardins incríveis (#JardinsIncríveis): Existem jardins e instituições botânicas que merecem ser destacadas para que mais pessoas possam ter contato com estes espaços, por este motivo a intenção desta coluna é apresentar alguns destes locais aos leitores.
Lugares sensacionais (#LugaresSensacionais): Paisagens diversas, parques naturais e ambientes urbanos e rurais merecem ter mais visibilidade na vida cotidiana das pessoas, dar destaque a tais lugares é o objetivo desta coluna.
Paisagens educativas (#PaisagemEducativa): Paisagens possuem grande capacidade de educar pessoas, seja no sentido positivo ou negativo, e sua leitura e entendimento é uma importante ferramenta de análise social, por este motivo, achamos conveniente destacar tais ambientes na coluna, dando especial destaque aos seus elementos distintivos e educacionalmente interessantes.
Nossos amores vegetais (#AmoresVegetais): Algumas pessoas são tão especiais que as comparamos com plantas fantásticas e esta coluna destaca as impressões e os sentimentos que elas nos causam ou causaram, se partiram desta existência. Trata-se de uma homenagem a entes queridos.
A proposta privilegiou o uso funcional dos espaços livres do terreno, na expectativa de conseguir dar uma sensação de amplitude para a residência, utilizando-se de grandes grupos vegetais, de portes variados, que emolduram a arquitetura da residência e lhe dão imponência. Tal partido paisagístico deverá valorizar os elementos construídos, em especial nas áreas de estar da família, além de facilitar a conservação dos jardins, contando com um efeito ornamentalMais
O entorno do anexo dos quartos de hóspedes e spa da Fazenda Guariroba é caracterizado por espaços livres amplos e planos, com um talude ao fundo que cria um pano de fundo para a paisagem. A implantação das edificações é organizada de forma quase simétrica, a partir da fonte existente como ponto focal e os eixos laterais que dão acesso aos anexos. O projeto de paisagismo conversa com essa simetria distribuindo as mesmas espécies vegetais em ambos os lados, organizadasMais
Uma propriedade de aproximadamente 50 hectares em Amparo, hoje repleta de eucaliptos, está sendo projetada para se transformar em um exemplo de reflorestamento paisagístico e conservação ambiental, com o uso produtivo da terra associado com belas paisagens agrárias. Definida uma área de 18 hectares para plantio sazonal, potencialmente para uvas com a intenção de fazer um dos melhores vinhos da região, além 1 hectare de hortícolas e estão disponíveis 2,6Mais